Você sabe o que é XaaS?

A evolução da computação em nuvem

É fato que a computação na nuvem vem mudando a forma como consumimos soluções. O que era produto, hoje é consumido como serviço. O termo originado do inglês Everything as a Service (XaaS)  tem provocado mudanças substanciais não só nas relações comerciais como tem também quebrado paradigmas e até mudado a cultura das organizações.

Os exemplos mais comuns de XaaS:

  • Software como um serviço (SaaS);
  • Infraestrutura com um serviço (IaaS);
  • Plataforma como um (PaaS);

O uso combinado destes três é referido como o modelo SPI (SaaS, PaaS, IaaS).

  • Software como um serviço (SaaS):

  Você pode alugar o uso de aplicativos para sua organização e seus usuários se conectarem a ele pela Internet, normalmente por um navegador da Web. Toda a infraestrutura subjacente, middleware, software de aplicativo e dados de aplicativo ficam no data center do provedor de serviços. O provedor de serviço gerencia hardware e software e, com o contrato de serviço apropriado, garante a disponibilidade e a segurança do aplicativo e de seus dados.

  • Infraestrutura com um serviço (IaaS):

  O IaaS é uma infraestrutura de servidores acessada através da Internet que pode ser consumida como um serviço. O principal objetivo do IaaS é tornar mais fácil e acessível o fornecimento de recursos, tais como servidores, rede, armazenamento e outros recursos de computação essenciais para construir um ambiente sob demanda, que podem incorporar sistemas operacionais e aplicativos.

  • Plataforma como um (PaaS):

  É um ambiente de desenvolvimento e implantação completo na nuvem, com recursos que permitem a você fornecer tudo, de aplicativos simples baseados em nuvem a sofisticados aplicativos empresariais habilitados para a nuvem. Você adquire os recursos necessários por meio de um provedor de serviços de nuvem em uma base pré-paga e os acessa por uma conexão com a Internet segura.

Quais benefícios o modelo XaaS oferece para as empresas?

  •    Mobilidade e produtividade

  Com a possibilidade de adquirir uma matriz completa de serviços virtualizados, já é permitido criar uma empresa
100% na nuvem. Assim, podemos dizer que uma empresa que utiliza o modelo XaaS, está em todo lugar e seus colaboradores podem trabalhar de forma remota e colaborativa, mesmo estando em diferentes partes do mundo.

  •    Redução dos custos

  As pequenas empresas sempre tiveram uma certa dificuldade para investir em infraestrutura de TI, pois, além de cara, é uma operação complexa. Montar uma infraestrutura interna demanda muitos recursos, tanto na aquisição dos equipamentos como na manutenção.

  Com o surgimento dos modelos de serviços oferecidos na nuvem, a necessidade de adquirir equipamentos e cuidar da gestão/manutenção da infraestrutura é eliminada.

  •    Escalabilidade e flexibilidade

  Isso permite que a organização trabalhe sempre com os recursos de acordo com a demanda. Assim, ela pode escalar de forma rápida e intuitiva, apenas trocando o plano de seu provedor.

  Esse maior controle, aliado ao acesso às melhores tecnologias, permite que essas empresas menores ganhem um diferencial. Dessa forma, possibilitando a disputa no mercado com empresas maiores.

Contudo, o modelo XaaS é uma excelente oportunidade para pequenos empreendedores, com grandes ideias, começarem os seus negócios. Com ele, o planejamento e controle de orçamento caminham lado a lado, possibilitando o acesso ao que há de melhor em infraestrutura tecnológica, de forma remota e acessível.

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone