Papéis

  • Papéis: Formatos, Gramatura e Tipos

Formatos

Os formatos de papéis devem receber atenção especial, isso porque as máquinas trabalham com os mais variados formatos e consequentemente os fabricantes e fornecedores de papel comercializam os mesmos também através desses formatos pré-existentes.

Hoje, alguns formatos especiais são utilizados com frequência objetivando um melhor aproveitamento do papel, mas, mais uma vez são esses formatos pré-existentes que direcionam a fabricação dos equipamentos no mercado.

Segue alguns formatos do padrão DIN, amplamente utilizados pelos fabricantes:

Gramatura

A gramatura (g/m² – gramas por metro quadrado) do papel é a medida usada para identificar a qualidade do papel e ajuda na hora de escolher o tipo de papel para fazer um determinado trabalho. Quanto maior o número g/m², mais pesado e espesso é o papel.

Veja algumas medidas utilizadas:

  • De 90g a 115g: é a medida do papel utilizada normalmente em escritórios ou em casa;
  • 115g: utilizada em cartazes, panfletos e folhetos de baixo custo;
  • 150g: encontrado em panfletos e folhetos mais resistentes e folders e flyers;
  • De 250g a 300g: gramatura aplicada em cartões;
  • De 35g a 55g: gramatura mais fina, comum em jornais.

Tipo

Ganhar em qualidade é uma das vantagens de se conhecer detalhadamente o que significa o tipo de um papel, pois com esse conhecimento um designer saberá qual a melhor opção para tornar físico seu trabalho até então virtual.

Ou seja, é possível produzir um projeto já pensando em qual tipo de papel será mais adequado para a finalidade daquele impresso. Usabilidade correta, melhores resultados, melhor custo-beneficio.

Veja alguns dos tipos mais comuns:

Papel Offset: Tem um acabamento liso e é usado para impressões em larga escala e custo baixo. É indicado para papel timbrado e bloco de notas.
Papel Reciclato: É o papel offset reciclado. Possui uma cor parda, aspecto diferente e mais resistência em relação aos outros tipos de papéis. Indicado para papel timbrado e bloco de notas, segue o conceito sustentável.
Papel Couché Brilho: É mais liso e uniforme para receber a tinta, destacando imagens e cores. Indicado para interior e capas de catálogos, flyer e cartões de visita.
Papel Couché Fosco: Deixa a cor mais pura, absorvendo mais luz e enriquecendo o trabalho. Indicado para folder, cartaz, flyer e cartão.

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone