Impressão 3D – Vantagens e Desvantagens

  • O futuro já chegou e com ele a impressão 3D. Essa tecnologia vem crescendo a cada ano e já é uma tendência para as grandes empresas.

Para quem já teve a oportunidade de ver o trabalho de uma impressora 3D, sabe o quanto é impressionante. Com esse tipo de impressão é possível criar coisas incríveis. Explicaremos nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre impressão 3D.

O QUE É A IMPRESSÃO 3D?

A Impressão 3D também conhecida como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material.

Em outras palavras, a impressão 3D é um tipo de impressão que abre inúmeras possibilidades de criar tudo àquilo que as pessoas necessitam, como brinquedos, calçado, ferramentas e muito mais.

Como o próprio nome indica, é uma impressão realizada a três dimensões por impressoras criadas para o efeito, que possibilitam a criação dos mais diversos objetos.

COMO FUNCIONA A IMPRESSÃO 3D?

Para fazer uma impressão 3D, é necessário ter o hardware e o software indicados. Em primeiro lugar, precisa ser criado um modelo 3D, através do computador com programas criados especificamente para o efeito.Para além do computador e do programa, o utilizador necessita também de ter uma impressora 3D capaz de colocar em prática uma das técnicas existentes para imprimir em 3D:

    • Modelagem por fusão e depósito: em inglês, Fused Deposition Modeling (FDM), esta é a técnica mais utilizada atualmente e cria objetos através da adição de camadas sobrepostas. Utiliza, geralmente, um fio de polímero (um tipo de plástico), que é derretido e depositado em camadas pelo bijo injetor. Os objetos são impressos em várias camadas até ser criado o produto final.
    • Estereolitografia: a técnica mais antiga, ainda utilizada, na qual um raio laser atinge um recipiente com resina líquida, causando uma reação química no material e formando a peça.
    • Sinterização Seletiva a Laser (SLS): esta técnica utiliza um raio laser para fundir, de forma seletiva, materiais em pó como nylon, com ou sem fibra de vidro.

 

QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA IMPRESSÃO 3D?

Vantagens:

  • Personalização em massa: cada utilizador pode produzir ou receber um objeto único;
  • Produtos mais acessíveis ao nível do custo.
  • Objeto impresso com as dimensões pretendidas;
  • Comunicação rápida e eficiente de ideias de design;
  • Permite aos designers e engenheiros testar ideias, a um custo inferior, antes de partirem para processos de fabrica;
  • Na área da medicina esta tecnologia revela-se importante, na medida em que os cirurgiões podem imprimir partes do corpo que servem como referência, antes de cirurgias complexas;
  • Auxiliar de grande relevância para os arquitetos, uma vez que permite imprimir maquetes num curto período de tempo e com maior precisão;
  • Não desperdiça materiais, ou seja, os objetos impressos são criados apenas com o material que é necessário;
  • Rentabilidade econômica a longo prazo.

Desvantagens:

  • O preço: ainda é uma tecnologia bastante cara;
  • Exige conhecimentos técnicos que não estão ao alcance de qualquer utilizador;
  • Trabalhos mais elaborados exigem impressoras mais complexas;
  • Exige manutenção contínua, sendo que tem que se limpar a impressora após cada utilização.

Impressão 3D pode ser útil para empresas

Praticamente qualquer empresa pode obter vantagens com essa tecnologia. A impressão 3D beneficia principalmente as empresas que precisam desenvolver modelos físicos de suas criações ou produtos, sejam empresas de engenharia, arquitetura, design, marketing ou instituições de educação.

De acordo com Diego Kajin, da empresa Replikat, da Argentina, qualquer tipo de empresa pode se beneficiar da impressão 3D, já que criar um protótipo rapidamente é um recurso infalível para melhorar a cadeia de produção.

A expectativa é de que as impressoras 3D se popularizem com o passar dos anos. Os mais entusiastas acreditam, inclusive, que a tecnologia será acessível ao consumidor comum em pouco tempo.


Retirado de : https://www.riotron.com.br/impressao-3d-vantagens-e-desvantagens

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone