Dicas para utilização 100% dos cartuchos de sua Impressora

O dia do meio ambiente, comemorado no dia 05 de junho está chegando! Então se ligue em algumas dicas de como utilizar 100% o cartucho de toner da sua impressora para minimizarmos os impactos ambientais.

  • Troca Precoce dos cartuchos

A troca dos cartuchos antes da utilização total do mesmo acarretam prejuízos consideráveis as empresas. Como por exemplo, uma impressora com 10% de seu nível de suprimento é capaz de imprimir até 4.000 páginas dependendo do modelo, contando que a troca seja efetuada sempre antes do fim de cada cartucho, elevará o gasto com suprimentos para as empresas.

  • O verdadeiro impacto ambiental dos cartuchos de impressora

Fabricar apenas um cartucho de toner emite em média 4,8 kg de gases de efeito estufa por cartucho. Além disso, quanto mais cartuchos forem descartados antes da sua vida útil total, mais o meio ambiente é prejudicado.
Esta grande abundância de resíduos pode ser reduzida com o uso correto até o fim do cartucho e com o descarte ecologicamente correto desses toners. No entanto, cerca de 50% de todos os cartuchos de toner e 70% de todos os cartuchos de tinta ainda não são reaproveitados ou eliminados adequadamente.

Temos sempre que ter em mente que o lugar que moramos não é apenas a casa onde vivemos, mas sim o planeta Terra, devemos cuidá-lo para que as novas gerações não sofram com os impactos ambientais causados por tudo que é prejudicial ao ambiente.

  • Verifique a porcentagem apresentada pela sua impressora

Para evitar desperdícios hoje apresentaremos uma dica simples, mas de muito valor se colocada em pratica, se feita de maneira correta é possível reduzir impactos ambientais e consequentemente custo sobre os cartuchos. Um dos problemas mais comuns nas empresas é a não utilização total dos cartuchos das impressoras, tanto de toner como a de tinta e para evitar perda de materiais e desperdícios, seguem algumas maneiras de como verificar o nível de suprimento e evitar a troca precoce dos mesmos:

  • Painel da Impressora

Existem diversas formas para saber o nível atual de seu suprimento, com o avanço das tecnologias as impressoras atualmente estão sendo fabricadas com painéis digitais mais sofisticados, promovendo uma acessibilidade maior às informações de seus equipamentos. Diversos modelos Samsung/HP já informam o nível de seu suprimento na tela principal da impressora, basta consultá-la antes de realizar a troca.

  • Software de Gerenciamento de Outsourcing

Uma forma automatizada para gerenciar os níveis de suprimentos é através de softwares de gerenciamentos, os mesmos são capazes de fazer a Coleta automática dos contadores de página, níveis de suprimentos e alertas de todas as suas impressoras de rede, disponibilizando serviços para uma gestão de qualidade para as suas impressoras em um curto espaço de tempo. Tendo a possibilidade de verificar as trocas realizadas nas impressoras, o software possibilita o gerenciamento das trocas realizadas de cartuchos que não atingiram totalmente sua vida útil de uso, evitando desperdícios desta matéria prima, ajudando o meio ambiente e reduzindo custos com suprimentos.

  • Via WEB (pela Internet)

É possível verificar o nível de sua impressora através de um navegador da internet (Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla, etc.), basta digitar o endereço IP da impressora na barra de pesquisa e o browser será aberto. Com uma senha de administrador é possível navegar nas configurações do equipamento e verificar informações como níveis de suprimentos, contadores e configurações diversas. Caso de dúvidas, converse com um especialista em T.I. e o mesmo poderá auxiliar na busca dessas informações.

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone